sábado, 17 de março de 2012

Reciclagem

Proposta de aula para Ensino Fundamental - Anos Iniciais
2º e 3º anos
Objetivo
Compreender a natureza das coisas. Compreender a relação dos seres humanos com o meio ambiente. Aprender o conceito de reciclagem e as possibilidades de reutilização das diferentes coisas. Relacionar os diferentes tipos de lixos.
Habilidades
Leitura e interpretação; causa e consequência; investigar sobre as coisas, os acontecimentos; desenvolver pensamento lógico; ampliar a capacidade de argumentação; desenvolver a psicomotricidade dos envolvidos na aula com as tecnologias digitais.
Conteúdo
O ambiente saudável para nossa vida. O lixo.
Interfaces
Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias
Metodologia

20'
A partir de uma conversa sobre as coisas que utilizamos em sala de aula e/ou em casa, provocar os alunos a pensarem sobre a origem destes materiais, sua utilização e destino, por exemplo, o papel dos cadernos e livros. Dê onde vem? Como utilizamos? Para onde vai?
10'
Apresentação das lixeiras sustentáveis. E simulação das ações de reciclagem, através dos jogos online.
Recursos didáticos
Materiais usados no cotidiano da escola; Lixeiras sustentáveis; computadores conectados a Internet - Objeto de aprendizagem jogos de reciclagem.
Objetos de Aprendizagem:
Ilustrações:
Imagem das lixeiras da escola.

Jogos:
Polly Eco Game
Eco Ponto



Mais Jogos





Avaliação

A avaliação ocorre durante todo o processo de ensinoaprendizagem, portanto, todo podem observar mudanças de atitudes diárias na escola e em casa visando um ato educativo para a vida.
O professor poderá aplicar uma rodada de um dos jogos online para verificação da aprendizagem inicial e/ou atividade de sistematização da aula em mídia impressa.

Licença Creative Commons
O trabalho Reciclagem - planejamento pedagógico (Webaula) de Alice Maria Figueira Reis da Costa foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em webaulasemadalgisamonteiro.blogspot.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://leiturasdiversas-amfrc.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Pode digitar e enviar seu comentário sobre esta postagem por aqui.
Obrigada e volte sempre! Ciberabraços,